Encontro 9: O chamado dos apóstolos


O ENVIO DOS 12 APÓSTOLOS

Pe. Eliseu Oliveira

Porque ama seu povo, Jesus chama pessoas do meio do povo para serem lideranças a fim de servir e dar a sua vida, como Jesus mesmo fez. A vocação é sempre um chamado de Deus que ama, e esse amor recebido, se converte em amor doado, um amor disposto a servir.

No evangelho, Jesus chama 12 pessoas. É um símbolo de todo o Israel, pois no Antigo Testamento, Israel era dividido em 12 tribos. Esses doze apóstolos recebem a mesma missão que Jesus recebeu: ir aos que estavam perdidos e fazer o que Jesus fez: realizar sinais que evidenciam que o Reino já chegou e é tempo de conversão. Jesus diz onde os discípulos devem ir primeiro (às ovelhas perdidas) e, por isso, onde eles não devem ir naquele momento (aos pagãos e aos samaritanos). Mas sabemos que Jesus também diz, mais tardem, para ir a todos os povos. Aqui, o que se deve entender é que na missão, não se deve ir sem planejamento, sem metas, sem objetivo. Deve-se saber por onde começar, o que fazer depois e onde se quer chegar.

Também há o apelo à gratuidade. De graça recebestes, de graça deveis dar. O que recebemos de Deus é sempre imerecido. O amor e a misericórdia de Deus superam nossas obras e nossa justiça.

São Paulo diz aos Romanos: “Irmãos: Quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores”. (Rm 5,6-8). Portanto, também devemos agir com misericórdia com os irmãos, até mesmo com os mais pecadores.

Também o apelo se dá para que não procurarmos reconhecimento nem retribuição. Estar aberto para dar mais do que receber. O cristão não ama somente quem merece, quem pensa como ele, quem pratica o mesma religião, defende a mesma ideologia, que sempre retribui com gratidão. Amar é fazer o bem pelo fato de que nosso coração está cheio de bondade e não de ódio, de rivalidade, de vontade de ser elogiado.

Que possamos ser nós também nos sentir enviados como os apóstolos, para que o Reino de Deus seja anunciado em palavras e obras, pois é também por meio de nós que Deus continua a agindo e salvando o mundo.

 

No comments:

Post a Comment